segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vive la France!

Boas,

Como já disse várias vezes, aqui em França, tenho a limitação de só poder jogar na Pokerstars, devido à legislação francesa. Todas as salas de poker fazem detecção da localização por IP, excepto a Stars que permite-me jogar, devido ao facto da minha conta ter sido criada em Portugal.

No outro dia, no forum do 2+2, falei com um Francês e perguntei-lhe como fazia, já que ele tal como eu só jogava MTTs. Ele respondeu que jogava na Pokerstars.fr, FullTilt.fr e Eurosport.fr. Que os torneios não eram tão apetecíveis como nas salas internacionais, mas por outro lado o field era praticamente só franceses e como tal, muito mais fácil.

Há quem diga que os franceses são os piores jogadores do mundo, e eu resolvi confirmar.

Criei conta lá, e fui comecei a estudar o lobby para ver a oferta. O facto de estar restringido a França faz com que o field seja muito mais pequeno, e um torneio bom tem 500 jogadores, isto se não contar com torneios de 1 ou 2€ onde podem ter um pouco mais.

Como a oferta era pouca, resolvi jogar um de 100€. A primeira surpresa foi que começámos com 10 mil fichas. Estrutura idêntica ao Sunday Million. Depois daí para a frente foi reconhecer e adaptar-me ao facto de realmente estar a jogar com os piores jogadores do mundo.

Nesse torneio acabei em 34º (ITM), e não fiz melhor porque a certa altura também exagerei e achei que estava sempre à frente dos fishes (Para quem não está tão familiar com o poker, um fish, é um jogador que não faz selecção das mãos, e quer jogar todas, à espera que tenha a sorte das cartas certas aparecerem, gastando muitas fichas sem necessidade).

Até agora, fiz 12 torneios, incluindo 3 turbos rebuys (que são um desperdício de tempo) e fiquei 2 ITM. Nos outros, onde não fiquei ITM, foi quase exclusivamente por culpa própria, excesso de confiança aliado ao excesso de fishes.

O último torneio que fiz foi ontem o "Le Triomphe" com Buy-in de 30€. Salvo erro tinha 50k€ de prize pool garantido, o que só acontece nos torneios especiais de Domingo. Quando me registei, não reparei na estrutura do torneio. Acho que se tivesse reparado não me tinha inscrito.... É deepstack, começa com 20 mil fichas e tem níveis de 20 minutos.

Ora bem, começando com 20mil fichas e blinds de 25/50 quer dizer que todos os jogadores começam com 400bbs. Eu posso dizer que só desci das 100bbs passadas umas 10horas de torneio e que a minha média de bbs durante o torneio foi entre as 300 e 400bbs.

Resultado deste numero anormal de BBs, eu que não tenho nada a ver com a forma de jogar dos franceses, joguei muitas vezes como um verdadeiro fish, mas esses detalhes, já os conto mais à frente.

Em relação ao torneio, passei as primeiras 9 ou 10 horas entre o 1º e 3º lugar (quase sempre em primeiro), acabei por ceder na parte final, fui 2 vezes às cordas (ultimas 5 posições) e recuperei as 2 vezes (uma vez até segundo e outra ao top10) e à terceira lá acabei por ser eliminado.
Acabei em 14º (pagava a 171 de 1202) depois de mais de 12 horas de torneio. Senti-me frustrado por depois de tanto tempo só ter ganho 217€.

Agora, a forma de jogar dos franceses:

- No torneio de 100€: Blinds de 30/60. Abro 180 de UTG+1 e levo uma 3bet para 300. WTF? Miniraise, no mundo que eu conheço significa muita força e dar odds para eu dar o call, o que significa aqui?Eu call. Flop 932. Ele em 600 bet 120. Eu call. Turn x. Ele bet 240, Eu call. River Q. Ele bet 240, Eu call. Mostra A7s (sem nada para flush) e ganho o pote. LOL.

- Mão seguinte, estou em UTG, A10s. Abro de novo o pote. Agora imaginem quantos calls existiram a um raise de UTG e sem haver um squeeze? 8 Calls!!!!! Quem folda? A BB!! LOL

-No Sunday Million cá da terrinha (também de 100€), Estou na SB e tenho KK. Um raise de UTG+1, Button cola, eu 3beto 4x. Raiser inicial fold, Button Call. Flop 456, Eu beto 3/4 do pote (que já estava alto), ele call. Turn 7. Já não sei se me stackou completamente o larguei. Mas deve ter stackado, já que o artista tinha 108s e achou que era bom para investir 12bbs PF.

De forma geral:

- Pescarias, para flush mais que muitas.
- Nunca largar Top Pair
- Jogam muitas vezes face up, ou seja, Abrem em UTG, com JJ, por exemplo. Sai um Ás no flop e borram-se todos. Ou não disparam segundo barril no turn, ou nem sequer disparam o primeiro.
- Tem 100% de Cbet e foldam fácil a 3bets.
- Ax sobrevalorizado. Disparam 3 barris se for preciso com AK numa board sem qualquer hit.
- Adoram shovar com air com busted draws
- Um mini-raise significa medo, não significa força na maior parte das vezes
- Pagam shoves de rivers se for preciso e foldam muitos floatings (flush, board dobrada)

Dado que estamos a jogar muitas vezes com 300bbs+, acho que é importante gerirmos a stack e ao mesmo tempo ver muitos flops. Para o meu jogo normal existem muitas diferenças:
- Menor percentagem de 3bet. Só 3 bet com premiums para isolar
- É preferivel jogar um pote 3way com 2 fishes com K10s do que isolar
- Raramente vale a pena squeezar
- Dar call quase sempre (depende da stack mas naturalmente estamos a falar de 100bbs+) quando 3betam o nosso par medio/baixo
- Pagar varias streets (desde que seja 1 valor aceitavel), em OESD ou Flush Draws...
- Evitar calls a shoves.

Há mais que hei de adicionar se me lembrar...

Enfim, com jeitinho é um paraíso. É preciso escolher bem os torneios, mas no longo prazo pokerstars.fr é EV+

Inté

Sem comentários: