sexta-feira, 31 de julho de 2009

A descorberta

No inicio deste ano, à conta do Hattrick comecei a interessar-me mais pelo poker.
Comecei a acompanhar o fórum de Poker no HT e por lá comecei a perceber que afinal o Poker tinha mais ciência que sorte, que com um bom bank roll management normalmente não existe o perigo de bankrupt, etc. Comecei a ver pessoal a falar em termos que eu não conhecia, comecei a ver pessoal a falar de poker com conhecimento. Então começou a tornar-se interessante!

Impulsivo como sou, resolvi de um momento para o outro brincar ao poker outra vez. Já não sei porquê, mas resolvi ir para a PartyPoker.

De imediato não tentei saber muito mais. Não sabia das vantagens em usar promotion codes, referrals, etc. Sabia que havia ciência, mas nao fiz nada para adquirir o conhecimento.
Sei que passados poucos dias ja tinha torrado tudo. Fish!

OK. É tempo de aprender um pouco. No HT oiço falar no teste do Poker Strategy. Mas entretanto tinha investido no Full Tilt.
Lendo os tutoriais do Pokerstategy, acho o teste muito fácil e óbviamente passo à primeira.
Para os 50USD ganhos, escolho então a Poker Stars. Faço download dos PDFs com as starting hands e depois de ler mais uns artigos no Poker Strategy, acho que já não sou fish. Está na hora de usar os conhecimentos adquiridos.

No HT leio os posts do espanhol, do masfe3, do PatoBanido e mais uns quantos que sabem realmente jogar e vou tentando aprender alguma coisa com o que eles dizem. Não sou muito participativo, mas mesmo a ler vou ganhando mais conhecimento.
Leio o blog do espanhol. Oiço falar de rakeback, do pokertracker, do holdem manager e de muitas outras coisas.

No pokerstrars os 50USD deram para brincar um bocado, mas numa altura em que estou a tentar adquirir 1 estilo de jogo e a tentar aprender, estico-me e estoiro o dinheiro.
No full tilt acontece mais ou menos o mesmo. Invisto mais e também duro mais.
Começo a perceber que as salas mais conhecidas, são também as salas com melhores jogadores.

Já com o pokertracker a bombar, decido ir para 1 site com rakeback. Fui para o Absolute poker.
Até final de Junho, acabo por também por perder o dinheiro. Não soube gerir o facto de ser uma sala muito mais loose.
Não sabia como jogar contra jogadores loose e com os constantes limps. Tornei-me loose. Esqueci-me que serem loose não quer dizer que não tenham nada e eu queria mostrar que sabia jogar melhor que eles ... mas afinal, não sabia jogar assim tão bem.

Até esse momento nunca dei grande importância ao Bank Roll Management.
É um conceito importante, mas há que ter presente a importância do dinheiro na vida de cada um. Para um puto que esteja a estudar, ganhar 2€ ao final do dia de poker é suficiente. Se perder 10€, provavelmente fica a jogar só freerols porque não tem dinheiro para repor a banca.
Ora, esse não é o meu caso. Embora não goste de torrar dinheiro, não me custa nada gastar 50€ de vez em quando. Por isso, não faz sentido para mim começar em limites abaixo do NL10.

Neste momento, já tenho conhecimentos que me permitem suportar NL10 ou mesmo NL20.
Daqui para a frente sim, vou fazer bankroll management! Se a minha banca permitir, jogo em NL20, se não fico em NL10. Se isto corresse mesmo muito mal, então restava-me repor a banca. Mas nunca é um drama!


Sem comentários: